Imagem: Internet

Tocantins

O programa do Governo Federal já atende mais de 163 mil clientes tocantinenses e concede descontos de até 65%, dependendo do consumo de energia.

Mensalmente, a concessionária de energia cruza os dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico com a sua base de clientes e faz o cadastro automático.

“Dessa forma, a empresa agilizou a inclusão desses consumidores.  Por isso, é importante que o cliente observe a fatura de energia para identificar se já tem o benefício cadastrado. Nesse caso, no campo Classe/Subclasse da fatura estará escrito: Residencial/Baixa Renda”, explica a coordenadora de leitura da Energisa, Andrea Albernaz.

Foto: Divulgação

Entre os clientes que podem receber o benefício, estão:  

– Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico com renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário-mínimo nacional;

– Idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC;

– Portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.

A classificação dos beneficiados é determinada pela Resolução Normativa nº 1000/2021 da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

“Os clientes que preencham os requisitos estabelecidos devem fazer e manter o cadastro no CadÚnico atualizado. Para isso, o interessado deve procurar o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social do seu município”, enfatiza Andrea.

Divulgação: Tarifa Social

Descontos 

Os abatimentos são proporcionais ao consumo de energia elétrica.

Quanto menor o consumo, maior o desconto. Sendo assim, para o consumo de 0 a 30 kWh mensais, o desconto é de 65%. De 31 kWh a 100 kWh, 40%; de 101 kWh a 220 kWh, 10% e a partir de 221 kWh, o cliente não recebe o desconto.

Para os clientes quilombolas e indígenas, o cálculo é diferente: de 0 a 50 kWh mensais, o desconto é de 100%. De 51 kWh a 100 kWh, 40%; de 101 kWh a 220 kWh, 10% e a partir de 221 kWh, sem desconto.

Para mais informações sobre o Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, o cliente deve entrar em contato por um dos canais de atendimento da Energisa:

  • WhatsApp: 63 9222-6664
  • – Aplicativo Energisa On (iOS e Android)
  • – Agência digital: energisa.com.br

Com informações da Comunicação-ETO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO