O roteiro será realizado por meio do Famtour, uma viagem de reconhecimento para a divulgação e lançamento desse novo destino turístico.
A iniciativa ainda tem o objetivo desenvolver o turismo por meio das parcerias e capacitação de empresários e produtores rurais para produção, apresentação e venda do produto no Tocantins e outros estados.
A rota abrange diferentes opções de queijos produzidos por produtores rurais no extremo norte do Estado.
No traçado inicial, ela contempla três queijarias, três propriedades rurais e 15 empresas do trade turístico em diferentes lugares.
Nesta perspectiva, o turista pode buscar informações sobre o processamento dos queijos, degustar diferentes sabores e vivenciar momentos de lazer nas propriedades rurais.
A iniciativa é uma ação dinâmica e a qualquer tempo novas queijarias podem ser integradas ao traçado.
O gerente do Sebrae, Wolney Nóbrega, destaca que fomentar o turismo rural no Bico do Papagaio e a geração de rendas para pequenos produtores é um dos focos da instituição. Ainda segundo ele, a interação entre produtores, turistas e o trade turístico como todo, possibilita o desenvolvimento de novos negócios para a região.
“O queijo, além de ser um produto com alto teor nutricional, é um patrimônio cultural que carrega em si um saber ancestral, que conecta terra, produção e mãos habilidosas de seus produtores”, enfatiza.
Com informações da Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins
DEIXE O SEU COMENTÁRIO