Foto: arquivo Diane Perinazzo

Em Gurupi muitas famílias têm em seus lares animais de estimação, cães e gatos. De acordo o Centro de Controle de Zoonose (CCZ) da cidade, o número de animais já passa dos 10 mil e muitas vezes quem cria não tem condições de cuidar de maneira correta, em alguns casos eles acabam fugindo e se reproduzindo de forma desordenada ou são abandonados nas ruas.

Há 7 anos a Associação Vitória dos Bichos (AVB) vem realizando trabalhos voluntários

 no resgate e cuidado de cães e gatos. A associação se mantem por meio de doações ou dinheiro arrecadado por meio de ações como bingos, rifas, bazar, além da venda de chaveiros, adesivos e comedouros personalizados tudo isso para adquirir dinheiro para manter os trabalhos. Por mês são gastos em média R$ 5 mil reais com as despesas da AVB.

 

Para a presidente da associação Diane Perinazzo o trabalho vai muito além de cuidar de animais, é uma forma de cuidar também das pessoas da cidade. A presidente comenta que é um trabalho que não tem um resultado final e que muitas vezes recebe críticas.

 

“As pessoas criticam porque ajudamos bichos, questionam porque não ajudamos idosos, ou crianças, ou uma família, por exemplo, na verdade o nosso trabalho de castração e conscientização e é no fundo, no fundo, ajudando humanos pois se eu tiro um animal da rua, um cachorro machucado ou mesmo saudável, evita um acidentes, isso ajuda o empresário, que não vai pagar 15 dias de auxílio acidente, e as pessoas no geral que não vão precisar ter despesa com hospital e também a transmissão de doenças como a leishmaniose (o cão é o principal hospedeiro e transmissor da doença) para outros animais e para os humanos”, ressaltou Diane.

A AVB também realiza na sede da associação um projeto de castração de animais, que é o principal foco de atividade, com o intuito de reduzir a quantidade de animais nas ruas. Nos últimos seis anos já foram realizados mais de 3.300 procedimentos de castração. Quem possui cães e gatos e desejam fazer a castração pode ligar na associação e fazer a reserva, nas terças e quintas-feiras veterinários realizam o procedimento e o valor cobrado pelas castrações é bem abaixo do mercado e esse valor também ajuda a associação a pagar as despesas.

Os voluntários também são muito importantes para o projeto e durante o ano se revezam nos cuidados com os animais, empresários da cidade também colaboram doando, rações, remédios, dinheiro, ajuda necessária para manter o bom funcionamento dos trabalhos. “Faremos um grande bingo em breve e precisamos de prêmios. Gostaríamos de contar com a colaboração das pessoas e quem puder ajudar pode entrar em contato pelo 63 9 8405-5891”.

A associação pede que quem puder ajudar doando rações, remédios, ou até mesmo dinheiro que procure a sede da associação ou entre em contato pelo telefone 63 98426-6777, caso deseje agendar uma castração o telefone é 63 98120-0001.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO