Foto: Flavio Cavaleira

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins – Ruraltins, em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu – ABCZ, está com duas Unidades Demonstrativas (UD) voltadas para a recuperação da pastagem degradada por meio do sistema de Integração Lavoura e Pecuária (ILP).

Os resultados dos trabalhos desenvolvidos nestas UDs, instaladas nos municípios de Cariri e Araguatins, serão apresentados nesta quarta, 18 e sexta, 20, respectivamente, na realização dos Dias de Campo do Programa Integra Zebu, ambos com início às 9h da manhã.

Foto: Delfino Miranda

Cariri

Em Cariri, o Dia de Campo será na Estância Nossa Senhora Aparecida, onde foi adotado o cultivo consorciado de milho e capim forrageira, visando a formação de pastagem para o desenvolvimento e fortalecimento da pecuária na região.

Na programação, os produtores vão poder participar de três estações com as abordagens: Manejo da fertilidade do solo na integração Lavoura Pecuária, com o professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), dr. Aurélio Vaz de Melo; Implantação e Condução do Experimento, com o engenheiro agrônomo do Ruraltins, Francismar Rodrigues; e a última Custos e viabilidade econômica, apresentada pelo diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Marco Aurélio Gonçalves Vaz.

Araguatins

Já no município de Araguatins, região do Bico do Papagaio, o encontro será na Fazenda Campo Verde, com uma estação abordando o tema Integração Lavoura e Pecuária – Implantação e condução, ministrada pelo zootecnista do Ruraltins, Josevaldo Rodrigues Lima.

O diretor de Ater do Ruraltins, Marco Aurélio explica sobre essa parceria com a ABCZ: “Essa importante parceria visa a recuperação de áreas degradadas e o resgate sistema produtivo, viabilizando assim a pecuária tanto de corte quanto de leite com a integração lavoura-pecuária, com a vantagem de diluir os custos e assim ter uma maior lucratividade com as duas atividades, tanto na agricultura quanto na pecuária.

É ainda um sistema agrossustentável que viabiliza ao produtor rural a continuidade de suas atividades gerando empregos, renda e divisas para o Estado”, explica.

Além do Estado do Tocantins, essa parceria com adesão ao programa Integra Zebu é firmada também com os estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso.

Com informações da Assessoria Ruraltins

DEIXE O SEU COMENTÁRIO