Imagem: Captura/Mercado Livre

A Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) –por meio de sua Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato (Sempe) – lança no Mercado Livre, a  Loja Oficial do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

O objetivo é apoiar a inclusão digital e financeira de profissionais cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), por meio de capacitações, venda de produtos no marketplace e soluções financeiras, potencializando a geração de trabalho e renda.

“A parceria com o Mercado Livre traz não apenas visibilidade nacional para o artesanato brasileiro, como também maior geração de renda e acesso a novos mercados consumidores” ressalta Michael Dantas, subsecretário da Sempe.

Como Participar

Para participar da loja, os artesãos deverão estar com o Sicab válido e enviar seus anúncios por meio do formulário de inscrição.

Para a gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil, Laura Motta, “a ação reforça o compromisso do Mercado Livre com a democratização do comércio eletrônico e com a inclusão digital e financeira dos artesãos, dando visibilidade aos seus produtos e facilitando o acesso aos consumidores de todo o Brasil”.

Também estão sendo preparados novos materiais e capacitações gratuitas sobre as ferramentas digitais do Mercado Livre, buscando incluir cada vez mais artesãos na loja oficial do Programa.

“As ações do Programa têm possibilitado a consolidação do artesanato brasileiro enquanto setor econômico de forte impacto no desenvolvimento das comunidades. As políticas voltadas ao artesanato buscam dinamizar o setor por meio de apoio à comercialização e a divulgação dos produtos artesanais,” ressalta Fábio Silva, coordenador-geral de Empreendedorismo e Artesanato da Sempe.

Sobre o Programa   

O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) tem o objetivo de coordenar e desenvolver atividades que valorizem o artesão brasileiro, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico. Além disso, tem a finalidade de desenvolver e promover o artesanato e a empresa artesanal.

As ações possibilitam a consolidação do artesanato brasileiro enquanto setor econômico de forte impacto no desenvolvimento das comunidades, a partir da premissa de que a atividade é disseminada em todo território nacional, possuindo variações e características peculiares conforme o ambiente e a cultura regional.

Com informações da ASN

DEIXE O SEU COMENTÁRIO