Paralimpíadas Escolares 2021: 17 atletas tocantinenses embarcam em busca de medalhas

A delegação tocantinense, composta por 35 pessoas, incluindo atletas e equipe técnica, embarcou nesta segunda-feira, 22, para participar das Paralimpíadas Escolares, em São Paulo.

Os competidores têm entre 11 e 17 anos e disputam os títulos nas seguintes modalidades: Atletismo (Corrida, Salto a distância, Arremesso de Peso e Lançamento de Dardo e Disco), Natação, Parabadminton e Tênis de mesa.

Os 17 atletas que embarcaram para participarem da Paralimpíadas têm algum tipo de deficiência física, intelectual e visual.

“Uma grande oportunidade para a formação desses atletas, seja pelo intercâmbio cultural ou pelo contato com os demais atletas. Sem contar que as Paralimpíadas Escolares abrem as portas para os estudantes-atletas participarem de outras competições”, destacou o secretário executivo, Danilo de Azevedo Costa, que responde pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

Foto: Mari Rios/Governo do Tocantins

O superintendente de Esporte Juventude e Lazer, Clay Rios, destacou a importância da participação dos competidores tocantinenses no evento.

“Nós temos atletas de vários municípios, que treinaram, que têm o sonho de trazer medalhas para o nosso Estado, e a participação de cada um deles tem um significado muito especial, é o Tocantins sendo representado em várias modalidades esportivas”.

Paralimpíadas

As Paralimpíadas Escolares acontecem, neste ano, entre os dias 23 e 26 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Em 2021, 851 atletas estão inscritos, no total de 24 unidades da federação – as exceções são Alagoas, Minas Gerais e Rondônia.

As competições são um grande celeiro de atletas paralímpicos. Entre todos os medalhistas dos Jogos de Tóquio, 27 atletas já participaram do evento realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2009.

Nesta edição, a competição contará com 13 modalidades: Atletismo, Basquete em cadeira de rodas (formato 3×3), Bocha, Futebol de 5 (para cegos), Futebol de 7 (para paralisados cerebrais), Goalball, Judô, Natação, Parabadminton, Parataekwondo, Tênis de mesa, Tênis em cadeira de rodas e Vôlei sentado.

Com informações da assessoria Seduc/Governo do Tocantins

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: