Inédito em formato online, Paixão de Cristo 2022 será transmitida nesta terça

Pela primeira vez online e cancelado no último ano por causa da pandemia, a Paixão de Cristo online com a Cia Art’Sacra trará como tema Esperança. “Esperança por dias melhores, depois de tantas dores e sofrimentos causados pela pandemia. Acreditamos nessa mensagem da fé, da esperança, que é a mensagem trazida por Jesus Cristo e que levaremos no espetáculo”, disse o diretor-geral, Valdir Santana.

O elenco e equipe técnica que todos os anos ultrapassam as 200 pessoas, contudo, será reduzido, para uma média de 50 pessoas. “Apesar da redução de casos e índices da covid-19, precisamos estar seguros e manter a nossa platéia segura também. Então, esperamos que todas as milhares de pessoas que nos acompanham prestigiam neste ano online e, com muita fé, estaremos de volta ao presencial no próximo ano”, projeta Valdeir, acrescentando ainda que a apresentação presencial é restrita à equipe técnica da Cia Art’Sacra e acontecerá diretamente do Teatro Sesc Palmas.

Fotos: Thiago Wahlbrink/ Divulgação

Estão presentes no elenco e equipe técnica pessoas de todas as idades, religiões e também participações especiais, como grupos de idosos e indígenas. “Contamos com a participação especial, novamente, dos nossos irmãos Xerente”, adianta o preparador de elenco, Léo Santana.

 De acordo com o diretor da Cia Art’Sacra, Valdeir Santana, a retomada da produção gera nos artistas e no público em geral um sentimento de esperança. “A retomada da Paixão tem um significado especial de retomada por um novo tempo, depois de um ano de tanto sofrimento, tantas dificuldades, acreditamos em dias melhoras e essa a mensagem que traremos com essa apresentação”, disse.

O preparador de elenco e roteirista do espetáculo, Léo Sampaio, destaca que mesmo em formato reduzido, o público poderá esperar um espetáculo repleto de muita emoção para falar de amor. “A Paixão de Cristo é uma história de amor, de alguém que nos amou tanto que deu a própria vida para a nossa salvação. E é essa mensagem que continuaremos a levar”, complementou Léo Sampaio.

Pandemia

No ano passado, o elenco e equipe técnica já se preparavam para mais uma edição, com a realização de ensaios e confecção de figurinos, porém, devido à pandemia de covid-19 no País, a apresentação foi cancelada.

Projeto

O projeto foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc, da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial de Cultura e Fundo Nacional de Cultura.

Reconhecimento

Considerado um dos maiores espetáculos a céu aberto no Norte do País e o maior do Tocantins, espetáculo da Paixão de Cristo realizado pela Art´Sacra Cia. de Teatro foi instituído no calendário de eventos oficiais do município de Palmas, Lei 2.287, de 10 de janeiro de 2017. Em maio de 2010, a Fundação Cultural do Estado do Tocantins concedeu ao espetáculo teatral sacro da Paixão de Cristo, evento Cultural do Estado, pelos seus trabalhos realizados na área de teatro e formação. Tal reconhecimento ressalta a sua importância na sociedade como uma entidade que fomenta a cultura sacra e popular e colabora desta forma com a formação cultural do Estado do Tocantins.

História

A Cia foi fundada em 16 de maio de 2005 por um grupo de jovens apaixonados pelo teatro e que sempre atuavam nas apresentações sacras onde dramatizavam passagens dos Evangelhos e outras temáticas para reflexões litúrgicas e formações sócio-educativas na Paróquia Dom Orione, em Palmas.

Link para o canal do Youtube da Art’Sacra: https://www.youtube.com/watch?v=K8wHUsda744

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: