HGP realiza primeira cirurgia bariátrica por vídeolaparoscopia

Foi realizada na terça-feira, 28, a primeira cirurgia bariátrica por videolaparoscopia no Hospital Geral de Palmas - HGP, em uma jovem de 28 anos. A videolaparoscopia em procedimento de gastroplastias é considerada uma técnica avançada, menos invasiva, que visa melhor resultado para o paciente.

“O procedimento durou média de três horas, é considerada uma cirurgia complexa, mas com uso do videolaparoscopia torna minimamente invasiva, permite recuperação mais célere, com retorno as atividades em poucos dias e melhor resultado para a paciente”, explicou o médico cirurgião do serviço do HGP, Itágores Hoffman I.

Para o coordenador da equipe multidisciplinar do Serviço de Bariátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP), Dr. Jorge Zeve, “a videolaparoscopia em procedimento de gastroplastias (cirurgia bariátrica, obesidade ou de redução do estômago), é considerada uma técnica avançada que estamos iniciando na unidade. Nossa equipe se qualificou em São Paulo, e conhecemos o serviço do Hospital alemão, Osvaldo Cruz, de renome na América Latina. Agora, podemos ofertar essa tecnologia para os nossos pacientes”, enfatizou.

A capacitação aconteceu em parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) do Ministério da Saúde e o Hospital alemão Oswaldo Cruz.

Imagem: Divulgação saúde

Cirurgia disponível pelo SUS

Segundo o diretor geral do Hospital Geral de Palmas, Leonardo Toledo “Nossa unidade conta com uma equipe qualificada multiprofissional empenhada em melhor assistir o usuário. Esta nova técnica é uma grande conquista para o HGP e para todos os usuários do SUS que precisam passar pelo procedimento de cirurgia bariátrica. Nosso foco é a qualidade no atendimento ao paciente”, destacou.

Sobre a equipe de bariátrica

O Serviço de Bariátrica do HGP dispõe de uma equipe multiprofissional composta por médicos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e que trabalham com afinco para melhor assistência ao paciente.

Estes profissionais possuem uma atuação muito importante do pré ao pós-operatório, oferecendo suporte ao paciente no processo de recuperação.

Com informações da Saúde/Governo do Tocantins

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: