Imagem: Divulgação

A Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac) foi selecionada em edital do programa Olhos D’Água, do Ministério da Cultura.

A instituição tocantinense está dentre os sete selecionados, dentre centenas de coletivos culturais inscritos em todo País e o único do Tocantins.

O Circuito Estadual de Formações Cênicas da FETAC é um Programa de capacitações gratuitas da Federação com objetivo de levar formações artísticas em níveis básicos, intermediários e avançados, de forma descentralizada.

Por meio deste projeto patrocinado pelo MinC, será formado o Núcleo de Formação Cênica da Fetac, que ofertará atividades de capacitação permanentes, ao longo de todo o ano de 2024, em Araguaína, Gurupi e Palmas.

Imagem: Divulgação

As capacitações incluem as áreas de Teatro, Circo e Dança, do palco aos bastidores, como iluminação cênica, sonoplastia e muito mais.

Os cursos de formação iniciais serão voltados a iniciantes, em nível intermediário será ofertado oficinas a artistas do interior do Estado ministradas pelos membros da Fetac e em nível avançado serão trazidos profissionais nacionais para formação dos artistas locais.

Resultados

Na primeira edição, realizada em 2021 e 2022, mais de mil pessoas foram beneficiadas, em todas as regiões do Tocantins, com capacitações em formatos virtuais e presenciais, sendo mais de 60 formações cênicas nas áreas do teatro, dança, circo, dramaturgia, fotografia, roteiros cinematográficos, cenografia, iluminação cênica, preparação de atores para cinema, sonoplastia, elaboração de projetos de captação de recursos, e muito mais.

O programa gerou, somente nos últimos dois anos, mais de 80 empregos diretos, distribuindo renda aos profissionais do setor, destes, cerca de 30 instrutores foram contratados. O Circuito Estadual de Formação Cênica da FETAC, no ano de 2021/2022, obteve patrocínio por meio do Edital de Prêmio Emergencial Aldir Blanc, do Tocantins, da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do Estado do Tocantins (ADETUC), com apoio do Governo Federal, Ministério do Turismo e Fundo Nacional de Cultura.

Olhos D’água 

A premissa do Edital de Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura é a interface entre arte, cultura e educação para formação profissional e o desenvolvimento de experiências estéticas, habilidades para a vida em sociedade, e a redução de desigualdades socioeconômicas e culturais em consonância com os princípios democráticos de direitos humanos.

Com informações de Cinthia Abreu

DEIXE O SEU COMENTÁRIO