Empreendedorismo e Educação financeira ganham destaque em uma escola de Palmas

Uma aula diferente e dinâmica marcou a culminância do projeto Educação Financeira desenvolvido pela equipe do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Raquel de Queiroz, em Palmas. Alguns alunos já abriram seus próprios negócios e outros já estão planejando formas de melhorar a vida.

O projeto de educação financeira foi desenvolvido na escola de forma coletiva pelos professores de Matemática, Francisca de Sousa Gomes, Huriel César França Azevedo e Antônia Pereira Marinho.

O objetivo é estimular o desenvolvimento da cultura do empreendedorismo, mobilizando os participantes a adotarem uma postura de iniciativa, buscando soluções criativas para a inovação de negócios.

Temas Abordados nas aulas

A professora Francisca explicou que, durante os estudos dos temas ligados à educação financeira, a escola abordou temas como os caminhos do empreendedorismo, fatores que levam ao sucesso e os passos que as pessoas devem seguir para ter êxito nos seus negócios.

Foto: Mari Rios/Governo do Tocantins

Ensino que virou realidade

O professor Huriel contou que as ações do projeto envolveram todos os alunos das 2ª  séries do ensino médio.

“Foi muito gratificante desenvolver esse trabalho, porque percebemos que muitos estudantes têm o desejo de empreender um negócio, mas não sabem por onde começar ou, às vezes, sentem receio de iniciar. E essas ações têm o objetivo de apresentar os caminhos, de motivá-los a realizar algo que desejam”, frisou.

Foto: Mari Rios/Governo do Tocantins

A diretora da escola, Leizyane Marcelino dos Santos, que presidiu a abertura das atividades, falou dos desafios. “Este é um momento de grande alegria, depois de um tempo com atividades remotas, conseguir realizar esse evento com a presença dos estudantes e professores na escola está sendo muito importante”, destacou.

A máster coach Tudy Viera comentou que a maioria das pessoas deseja ter mais recursos financeiros, ter mais harmonia na família, mais sucesso no trabalho, mas nada fazem para realizar os seus sonhos.

“Nessa escola estamos vendo que os estudantes já estão agindo e isso é muito importante para a concretização dos sonhos”, comentou.

Foto: Mari Rios/Governo do Tocantins

Aluna empreendedora

A estudante Luana Neris, 16 anos, aluna da 2ª série do ensino médio, iniciou o seu próprio negócio no mês de abril. Ela começou a vender ovos de chocolate, no período da Páscoa, e depois resolveu investir nos geladinhos gourmet.

Além de produzir os geladinhos, a estudante assiste a vídeos e estuda sobre como melhorar o seu próprio negócio, como ampliar as vendas e como diversificar os produtos.

“Tenho a certeza de que devo oferecer algo diferenciado para atrair o consumidor. Então, foco em desenvolver um produto que tenha qualidade, que seja feito com custos reduzidos para que possamos crescer nesse setor do empreendedorismo”, explicou Luana.

A estudante vai apresentar para a turma da tarde a sua iniciativa de negócios, como começou, como enfrentou os desafios e os cuidados que tem para manter firme no seu empreendimento.

Programa Educação Financeira  

O programa Educação Financeira nas Escolas é desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com o Banco Mundial e tem a finalidade de preparar professores para que o tema seja abordado na sala de aula.

No Tocantins, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) acompanha e orienta o desenvolvimento dos projetos de educação financeira. Maurício Clementino Carneiro, responsável pelo programa no Tocantins, explicou que a Seduc envia para todas as unidades escolares um documento orientador para se trabalhar a educação financeira nas escolas.

“Lembramos também que as unidades escolares recebem material didático sobre como desenvolver o tema na sala de aula”, esclareceu Maurício.

Com informações da Assessoria Seduc/Governo do Tocantins

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: