Escolas recebem livros literários para renovar o acervo da biblioteca. Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Foram distribuídos nas escolas 1 milhão 349 mil e 867 livros de literaturas brasileira e internacional, e livros de apoio para os professores. Nessa aquisição foram investidos mais de R$ 49 milhões.

O objetivo da Seduc é promover a leitura, já que os estudantes vêm de uma realidade de quase dois anos sem aulas presenciais. E atualmente, todas as 496 escolas da rede pública estão ofertando aulas de forma presencial.

A professora Markes Cristiana Oliveira dos Santos superintendente de Educação Básica explicou que foi realizada uma consulta com as escolas para saber quais obras deveriam ser escolhidas.

“Adquirimos livros conforme o direcionamento pedagógico das modalidades de ensino fundamental e médio. Com isso, os estudantes terão acesso aos livros que integram os conteúdos que estão estudando”, frisou.

O Centro de Ensino Médio Taquaralto recebeu uma média de cinco mil volumes. O coordenador da biblioteca, Marcondes Morgado dos Santos, falou da satisfação de ter recebido tantos livros.

“Fazia tempo que não renovávamos o nosso acervo, e o mais interessante é, que desta vez, vieram vários volumes do mesmo autor, o que será possível, fazer um excelente trabalho com a turma”, ressaltou.

Os livros serão utilizados nos projetos de leitura.
Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Livros

Foram adquiridos livros de literatura clássica brasileira e internacional como volumes de Senhora, de José de Alencar, O Morro dos ventos uivantes, de Emily Bronte, livros de Pedro Bandeira, obras de Machado de Assis, livros de poesias e kits literários para os alunos que estão matriculados na Educação de Jovens e Adultos, entre outros.

Os livros de suporte serão destinados a serem utilizados no desenvolvimento de projetos de leitura, com temas ligados à ecologia, cidadania, comportamentos, guia, prática sobre drogas, educação financeira, redação e interpretação de textos, consumo consciente, educação ambiental, história afro-brasileira e indígena, e educação musical.

As escolas estão catalogando os livros, e estes serão utilizados nos diversos projetos de leitura e de interpretação de textos, desenvolvidos pelos servidores das bibliotecas e os professores de Redação e de Língua Portuguesa.

Leitura à vista

“Observamos que chegaram livros que compõe o modernismo, estilo literário que estamos estudando e já vamos indicar a leitura do livro Senhora, de José de Alencar. E com esses novos livros, poderemos propor rodas de conversas para abordar os seus conteúdos e apresentações de teatro interpretando os personagens estudados”, destacou a professora Vanessa Rita de Jesus Cruz, do CEM Taquaralto.

Opinião dos Estudantes

Alunas Myrella de Sousa, Isabela Alves e Isabella Caroline já escolheram os livros que desejam ler.
Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

A estudante Isabella Caroline Borges Pereira, 16 anos, aluna da 2ª série do ensino médio, contou que está animada para conhecer melhor os livros. “Desta forma, a escola está nos incentivando a ler mais”, frisou.

A estudante Myrella de Sousa Silva, 16 anos, também da 2ª série do ensino, contou que no período de aulas remotas aproveitou para reler os livros que tinham em casa. “Eu estava com vontade de ler o livro Escrava Isaura e vi que foi um das obras que veio para a escola. Estamos com mais vontade de ler, a leitura desperta o conhecimento, ajuda a nos comunicar melhor e a conhecer muitas histórias”, comentou a aluna Myrella.

Isabela Alves de Carvalho, 16 anos, também estudando a 2ª série do ensino, contou que nesse período de aulas remotas, leu o livro O Auto da Compadecida e gostou muito. “Estou me sentindo animada para ler os livros com as colegas”, afirmou.

E para os estudantes João Vitor Pereira de Deus, 17 anos, e Mickael Nathan Guida da Conceição, 16 anos, ter contato com os livros que a escola recebeu proporcionou uma curiosidade para folheá-los e ler mais.

Com informações da Assessoria Seduc

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