Por Josy Donato

O dia mundial dos descontos inaugura a temporada de compras natalícias e este ano a previsão é de crescimento de 21% nas vendas em relação ao ano passado, movimentando R$ 3,15 bilhões de reais, conforme dados do grupo franco-brasileiro de marketing digital LeadMedia.

A data é importante, pois não só ajuda a alavancar a economia, mas também dá ao consumidor a oportunidade de aproveitar boas ofertas. Mas alguns cuidados precisam ser tomados para que você não seja lesado, caia em fraudes ou fique no vermelho.

Falsas promoções

Infelizmente algumas lojas físicas ou e-commerce usam de má fé e aumentam o preço dos produtos para poderem “dar descontos” no dia da Black Friday e acaba que não existe um desconto real no produto. Em casos como esse é importante que as compras sejam planejadas para que você consiga monitorar o preço e não ser enganado.

Para as compras em lojas online, a dica é verificar se o site disponibiliza o histórico de preço ou no site black Friday deverdade  tem um pluggin disponível para o navegador Chrome, que compara os preços na hora da compra e disponibiliza um gráfico com o histórico de quanto aquele produto custou. Outros sites como Buscapé , Bondfaro, já cotei e zoom também oferece históricos de preço.

Fraudes

Para aqueles que compram pela internet o principal cuidado a ser tomado é com relação a sites falsos e com os anúncios automatizados divulgados nas redes sociais, que podem direcionar o consumidor a sites falsos muito parecidos com os verdareiros. Cuidado também com os falsos e-mails.  Cheque sempre se o URL do site está correta, antcaecedida pelas letras https ou um cadeado verde.

Nas compras online preste atenção também ao valor do frete, que as vezes pode ficar mais caro que o do produto.

Pé na jaca

Tarasov_vl/Thinkstock

Outro cuidado é para que você não se desespere com as promoções da black Friday e acabe estourando o cartão de crédito e fazendo uma dívida que te faça iniciar 2020 no aperto. Faça uma lista do que você realmente precisa para não perder e o controle e acabar comprando por impulso itens que você não precise de fato.

Dicas do Procon Tocantins

O Procon realizou realizou durante o mês de novembro uma operação para monitorar os preços de produtos de diversos segmentos no comércio de todo o Estado.  Conforme o diretor regional do Procon de Gurupi, o intuito foi verificar se algum estabelecimento estaria descumprindo ou venha a praticar propaganda enganosa. “Na sexta-feira vamos verificar se os preços dos produtos em promoção estão iguais aos dias antes da Black Friday”.

Denúncias

Ao perceber qualquer irregularidade nos preços ou na qualidade dos produtos, o consumidor deverá fazer denúncia junto ao Procon Tocantins, por meio do Disque Procon 151, ou pelo WhatsApp Denúncia no (63) 99216-6840.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO