Da literatura para o cinema: projeto Poesias do Eu tem estreia na próxima semana

Textos literários inéditos do poeta Gilson Cavalcante estão presentes no projeto "Poesias do Eu", um produto audiovisual que tem como cenário principal o distrito de Taquaruçu e conta a história seis personagens que dividem a voz que interpreta as poesias, divididas em 3 atos. A estreia acontece na próxima segunda-feira, 29, com sessão gratuita às 19 horas, no Cine Cultura. A entrada é franca, com ingressos limitados, e participação especial dos atores e equipe técnica.

No primeiro ato, chamado de “A Natureza do/e o Eu”, as poesias desenvolvem-se inspiradas na natureza humana, dos animais, das plantas e das relações entre eles. O segundo vídeo se chama “Eu na/ e a Solidão”, com poesias que tratam de assuntos relacionados à solidão, que atingiram grande parte das pessoas que tem no seu dia a dia o encontro com colegas, amigos ou familiares. E o terceiro vídeo encara o assunto que nos ronda durante esta pandemia, a morte. Encarar ela, pensar, imaginar, sofrer dela e por ela. Este se chamará “A morte do/e Eu”.
divulgação

A interpretação dos poemas ficou por conta de seis atores vindos do curso de teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT). De acordo com o diretor Gustavo Henrique, as gravações ocorrem com o cumprimento de todas as normas de segurança sanitária. “Fizemos diversos ensaios coletivos online, o que foi um desafio, já as gravações foram organizadas para que os atores trabalhassem sem contracenar, diminuindo assim a quantidade de pessoas no set de filmagem”, declarou.

Ainda de acordo com o diretor, o roteiro do projeto audiovisual é inspirado em reflexões sobre a pandemia. “Durante a pandemia, as pessoas mantiveram o distanciamento social, muitas pessoas tiveram que se afastar de familiares, de pessoas queridas e importantes. Com mais tempo dentro de casa, tivemos que lidar com o limite do espaço das residências, a solidão, as ruas vazias, os preços subindo, a insegurança de nossa saúde e o medo da morte. Esses são sentimentos que todos nós experienciamos e que são a inspiração do projeto”, ressaltou.
O produtor do projeto, Gabriel Deeaz, complementa  que esses são sentimentos universais. “Que todos sentimos e, a partir dos livros inéditos do poeta Gilson Cavalcante, criamos um projeto que demonstra um pouco desses momentos passados por todos nós neste período conturbado da humanidade””, concluiu o produtor.
Projeto
O projeto Poesias do Eu foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc, promovido através da Fundação Cultural de Palmas – Prefeitura Municipal de Palmas e através da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) – Governo do Estado do Tocantins e Fundo Nacional de Cultura – Governo Federal.
Ficha técnica
Diretor – Gustavo Henrique
Produtor – Gabriel Deeaz
Diretor de Fotografia – Jerfeson Nascimento
Direção de Arte – Johnson Morais
Produtor Musical – Michel Assunção
Assessoria de Imprensa – Cinthia Abreu
Atores – Alitânia Amaral Ester Monteiro Gabriel Deeaz Raiane Oliveira Ronalda Pinto Vanessa Leão
Voz Adicional – Gustavo Henrique
Autor – Gilson Cavalcante
Adaptação e Argumento – Gabriel Deeaz
Roteiro – Gustavo Henrique
Revisão – Bruna Campos
Maquiador – Johnson Morais
Trilha Sonora – Michel Assunção
Captação de Vídeo – Jerfeson Nascimento
Captação de Audio  – Paulo Nascimento
Montagem – Jerfeson Nascimento, Gustavo Henrique e Gabriel Deeaz
Edição – Diogo Bandeira
Apoio – A Barraca, Piettro Lamonier, FETAC, Veridiana Barreto, Letícia Neves Kaiowa, Roberto Giovannetti, Gabriela Carlin.

 

Por: Cinthia Abreu

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: