Imagem: Ilustrativa/Internet

Instalação do ponto é fruto de parceria entre a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), o Instituto Natura Vida (INA) e a Prefeitura de Palmas, com apoio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh) e da Secretaria de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA)

A Central de Recebimento e Logística Reversa de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos do Estado do Tocantins vai funcionar no Instituto Natura Vida (INA), localizado na quadra 102 sul, conjunto I, lote 2A, Plano Diretor Sul, em Palmas.

Foto: Luciana Pires/Prefeitura de Palmas

O objetivo é possibilitar à população o descarte, transporte, manejo e reciclagem de bens de consumo, como celulares, tablets, acessórios para celulares, pilhas e baterias, aparelhos de som, geladeiras e fogões, visando o reaproveitamento ou destinação correta destes resíduos.

Representando o Governo do Tocantins, por meio da Semarh, no evento de instalação da Central, o diretor de Planejamento de Saneamento Ambiental da pasta, Cláudio Carneiro Santana Júnior, afirmou que a inauguração da Central de logística reversa é um avanço para o estado.

Foto: Luciana Pires/Prefeitura de Palmas

O diretor destacou ainda o papel da secretaria na elaboração de políticas de apoio aos municípios na gestão dos resíduos sólidos.

“A Semarh vem trabalhando na revisão do Plano Estadual de Resíduos Sólidos para atender aos municípios com eficiência, auxiliando a minimizar os problemas advindos da gestão inadequada dos resíduos sólidos”, ressaltou.

Segundo a ABREE, outros 21 pontos de entrega voluntária já recebem resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos no Tocantins.

Com a inauguração da Central, o estado passa a contar com uma local para recebimento de materiais dos outros pontos e para destinação correta, principalmente para reciclagem.

A localização dos pontos está disponível no site da ABREE (https://abree.org.br/).

Imagem: Ilustrativa/Internet

Logística reversa

O sistema de logística reversa representa um importante passo para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e da Política Estadual de Resíduos Sólidos do Tocantins (PERS-TO).

Com informações da Secom Palmas e Governo do Tocantins

DEIXE O SEU COMENTÁRIO