Foto: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

Formação dos Brigadistas

Cada uma das 8 unidades do Corpo de Bombeiros Militar é a responsável pela formação dos 10 brigadistas que vão atuam na região onde está instalada.

Apenas Gurupi ainda não iniciou o curso, pois não houve quantidade de brigadistas suficiente para a formação da Brigada. Uma nova chamada será feita.

Os grupos são formados por homens e mulheres de todas as regiões do Estado, inclusive, em Palmas, três indígenas xerentes se classificaram para fazer parte da Brigada.

Foto: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

Qualificação

Os profissionais participaram de um treinamento de noções de primeiros socorros e vão ser capacitados também  sobre as técnicas de combate ao fogo e uso dos equipamentos.

“Trata-se de um reforço importante, dado ao fato de, no Tocantins ter uma cultura de queimadas, as pessoas utilizarem fogo para eliminar a vegetação. Isso tem prejudicado o meio ambiente, trazido prejuízos e grande demanda para o Corpo de Bombeiros Militar”, explicou o major Nilton Rodrigues dos Santos, diretor de Ensino e Pesquisa da corporação.

Foto: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

Atuação Brigadistas

Os brigadistas vão atuar somente no combate às queimadas ilegais e incêndios florestais. Cada grupo de cinco pessoas vai cumprir uma escala de trabalho, permanecendo nos Batalhões e nas Companhias de Bombeiros.

“Eles chegam num momento importante, devido termos iniciado nossos trabalhos nos combates. E de agora para frente, devido a baixa umidade e a alta temperatura, vegetação muito seca e os fortes ventos, isso propicia a propagação dos incêndios florestais”, completou o major.

O Curso de Formação segue até sábado, aliás, na data, será a parte prática para o combate, com abertura de aceiros secos, aceiros negros e uso de equipamentos como abafador, soprador e bomba costal, os principais itens a disposição da Brigada. Na segunda-feira, as escalas começam a ser executadas.

Foto: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

Orientação a População

A orientação do Corpo de Bombeiros Militar à população é que não queime lixo varrido do terreiro, nem as palhas juntadas nas beiras da mata. “É um período crítico e a chegada dos brigadistas fortalece nossa força de trabalho”, afirmou Nilton Rodrigues.

Com informações da Assessoria CBMTO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO