Alunos do Centro de Ensino Médio de Gurupi conquistam medalhas de bronze na Olimpíada Internacional de Física e Cultura

7 alunos do CEM de Gurupi foram destaques na IV Olimpíada Internacional de Física e Cultura (IPnCO) realizada pelo Instituto Federal do Paraná, Campus Curitiba.

A equipe do Centro de Ensino Médio de Gurupi comemora a conquista de sete medalhas de bronze alcançadas na IV Olimpíada Internacional de Física e Cultura (IPnCO). Participaram das competições da olimpíada, os estudantes: Clodoaldo Lima da Silva, Erik Lopes Prado, Gustavo Adrille Souza Borges, Marcos Vinycius Ferreira, Maria Fernanda Souza Dias, Thiago José Carvalho Santos e Vinícius Galvão Barbosa e o professor Frankinaldo Pereira Lima.

divulgação

A Olimpíada Internacional de Física e Cultura foi idealizada para promover uma interação entre escolas do Brasil e do exterior. É um evento focado no jovem, que gosta de aprender coisas novas e de adquirir conhecimento em diversas áreas.  A competição teve duração de três semanas e em todas as questões a IPhCO levou os estudantes a conhecerem lugares e histórias interessantes, numa imersão virtual, e promovendo o ensino de forma transversal interligando os conteúdos de Geografia, História, Matemática, Física, Português e Inglês.

O professor Frankinaldo, que é responsável pela área de Matemática e suas tecnologias,  explicou que de início criou um clube de ciências, tecnologias e inovação, possibilitando uma oportunidade de ampliar a visão e aumentar o interesse dos jovens pela ciência.

 “O clube também teve o objetivo de descobrirmos novas metodologias de ensino. Além disso, a competição buscou desafiar os estudantes permitindo que caminhassem com autonomia e se responsabilizando pelo seu próprio processo de aprendizagem, autorregulando suas ações com criatividade, consolidando o projeto de vida”.

Gustavo, 17 anos, acaba de concluir o ensino médio e falou da felicidade em ser parte desse momento de conquistas. “Estou me sentindo honrado em ter alcançado essa medalha de bronze, e participar da olimpíada me ajudou a despertar um interesse maior pela área da Física, recentemente, prestei vestibular e fui aprovado no curso de Engenharia Civil, no IFTO, campus de Gurupi”, ressaltou.

Thiago José Carvalho Santos, 19 anos, também concluinte do ensino médio, contou que passou a ter um maior interesse pelos conteúdos de Física, o que lhe ajudou a ser aprovado no curso de Licenciatura de Física no IFTO, campus de Palmas. “Sou muito grato pela medalha de bronze, por ter sido aprovado no vestibular, agradeço todo o apoio que recebi da escola”, frisou.

A estudante Maria Fernanda Souza Dias, 17 anos, concluinte do ensino médio, ressaltou que participar da olimpíada foi uma experiência para a vida. “Eu imaginava que a olimpíada de Física era destinada a meninos e durante o processo da realização das tarefas, percebi que as meninas são capazes de participar e de competir. E foi com muita alegria que recebi a medalha isso mostra que as meninas são capazes de também resolver problemas de Física”, destacou.

A Olimpíada de Física foi organizada pelo Instituto Federal do Paraná, Campus Curitiba.

Fonte: Seduc/Governo do Tocantins

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: