A chuva de estrelas cadentes mais brilhante e colorida de 2021 está prestes acontecer

Uma espetacular chuva de estrelas está prevista para acontecer na noite de segunda-feira, 13, se estendendo até o amanhecer de terça-feira, 14. Se o céu estiver limpo e você estiver disposto(a) a acordar bem cedinho, conseguirá ver essa chuva de meteoros de onde estiver.

E qual será o melhor horário para ver a chuva de meteoros Gemidis? Segundo os astrônomos, logo antes do amanhecer, quando ainda estiver escuro. Os especialistas dizem que poderam ser vistos entre 60 e 150 estrelas cadentes por hora.

O professor Simon Green, um dos astrônomos que descobriu a fonte dos meteoros Geminid em 1983, disse ao site Science Focus, que a melhor hora para ver o espetáculo poderá ser por volta de 3h30 da madrugada de terça, 14.

“Para ter a melhor visão da chuva de meteoros Geminid, você precisará sair um pouco mais cedo para encontrar uma mancha escura e deixar seus olhos se acostumarem com a escuridão por 20-30 minutos”, sugeriu Green. “ Você não precisa de binóculos, você não precisa de nada: apenas seus olhos. Então você deve ver um meteoro a cada minuto ou dois”, concluiu.

O que são os Gemidis

De acordo com a NASA,essas estrelas cadentes são “causadas por um rastro de detritos deixados pelo asteroide, 3200 Phaethon.

“Quando a Terra passa pelas trilhas de poeira a cada dezembro deixada por 3200 Phaethon, vemos a chuva de meteoros Geminid enquanto a poeira (meteoroides) queima na atmosfera terrestre criando meteoros.”

Visível em todo o mundo, embora visto de forma mais impressionante no Hemisfério Norte, não há necessidade de olhar em uma direção particular para detectar essas manchas de poeira em chamas.

Fonte: Science Focus

 

 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: