Estudantes de Gurupi participam de Simpósio Nacional de Ensino de Física

Os trabalhos das estudantes do Centro de Ensino Médio Ary Ribeiro Valadão Filho, mais conhecido como Arizinho, Amanda Lopes Santos e Dayane de Sousa Borges, são destaques no XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF.

O evento on-line realizado pela Universidade Federal do ABC começou no dia 19 e segue até 30 de julho.  As estudantes são da 3ª série do ensino médio, e apresentam no Simpósio os trabalhos: “O passado e o presente na história da Gravitação Universal: conectando a formação docente e o ensino remoto emergencial no Webinar” e “Onda ou partícula: que história é essa?”.

O SNEF é um evento nacional que ocorre a cada dois anos, desde 1970. É um espaço aberto à participação da comunidade de estudantes, docentes, pesquisadoras e pesquisadores de Física, de todos os níveis de ensino e, especialmente nesta XXIV edição, está ocorrendo de forma remota em virtude da pandemia da Covid-19.

A participação é fruto de uma parceria da escola, por meio do Pequeno Grupo de Pesquisa (PGP-CEM Arizinho) e o Grande Grupo de Pesquisa do Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás (GGP-IF-UFG). Os trabalhos foram orientados pelo professor de física do CEM Ary Ribeiro Valadão Filho, Rodrigo Carvalho do Nascimento.

Preparação

A iniciativa, que preza pela interação entre campo universitário (docentes e discentes universitários) e campo escolar (docentes e discentes da Educação Básica) de forma simétrica, resultou na realização de dois webinários que serviram de base para os trabalhos apresentados nos dias 21 e 22 de julho.

A estudante Dayane de Sousa Borges destacou a importância da participação nas atividades. “Foi muito boa a experiência, aprendi bastante. No começo, quando participei do Webinário, não achei que meu trabalho seria escolhido para ser apresentado em um evento nacional. O aluno também é um produtor de conhecimento”, destacou.

Com informações da Seduc/Governo do Tocantins

Comentários do facebook

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: