Gurupi recebeu nesta segunda 20 novos leitos de UTI-Covid

As Unidades de Terapia Intensiva (UTI) ficam no Hospital Geral de Gurupi (HGG) e conforme o secretário de Saúde do Estado, Edgar Tolini, já estão prontos para receber pacientes de Covid-19 de Gurupi e região Sul do Estado a partir desta segunda-feira,28.

O Governador Mauro Carlesse esteve em Gurupi nesta manhã, junto com o secretário de saúde, Edgar Tolini, para fazer a entrega dos leitos e inauguração das UTIs localizadas no HGG. As obras do Hospital ainda não estão concluídas, mas a previsão é que em agosto sejam finalizadas a primeira etapa. Desta forma duas salas foram equipadas para receber os pacientes de Covid e já começam a funcionar imediatamente.

Edgar Tolini, disse que os leitos neste momento irão reforçar o enfrentamento à Covid e futuramente funcionarão como leitos de UTI convencional. Com os 20 leitos inaugurados hoje, Gurupi passar a ter 56 leitos e o Estado soma agora, 200 leitos de Unidade de Terapia Intensiva, exclusivos para atender pacientes de Covid-19.

O HGG

Já são 8 anos desde o lançamento das obras do novo hospital de 12 mil metros quadrados em um custo de R$ 33 milhões, sendo 10 de recurso estadual e 23 de recurso federal.

Carlesse informou que a segunda etapa já foi licitada e a expectativa é de iniciar o quanto antes. “Com mais esses leitos de UTI em funcionamento, a região está bem servida e, em breve, toda a comunidade estará sendo atendida aqui. Estamos honrando esse compromisso e, certamente, em um curto espaço de tempo, as cirurgias eletivas também serão retomadas”, ressaltou o Governador.

 Estrutura

Esta primeira etapa do Hospital Geral de Gurupi comporta bloco do pronto-socorro infantil e adulto, bloco do ambulatório, bloco administrativo, rampa, passarela e escada. Também conta com duas usinas geradoras de oxigênio, canalização de gases, tratamento próprio de esgoto, central com geradores de energia elétrica, auditório para 200 pessoas e energia solar para aquecimento de água dos banheiros.

Segunda etapa

A próxima etapa conta com blocos de enfermarias, centros cirúrgicos adultos e pediátricos, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e serviços de imagem. A capacidade total do hospital será de 200 leitos, o que vai ampliar e melhorar o atendimento prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente em Gurupi e região.

 

 

Comentários do facebook

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: