Inscrições para o Sisu começam hoje

O Sistema de Seleção Unificada - Sisu, do Ministério da Educação, começa a receber hoje, 6, inscrições para o primeiro semestre de 2021. Até sexta-feira, 9, serão exigidos para essa seleção, exclusivamente, a nota do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio - Enem de 2020.

Inscrições

  • Para se inscrever no Sisu, o interessado não pode ter zerado a redação do Enem 2020.
  • Já o peso de cada prova para o curso de escolha varia e deve ser consultado no edital da instituição superior de interesse ou no sitedo Sisu.
  • As notas individuais do Enem 2020, que foram divulgadas na semana passada, estão disponíveis para consulta na Página do Participante ou aplicativo do Enem.

Candidatos/Vagas

Os interessados em participar do Sisu devem manifestar interesse em até duas opções de curso/instituição e especificar a ordem de preferência. Eles poderão optar pelas vagas de ampla concorrência ou aquelas reservadas a políticas de ações afirmativas, as cotas.

Pelas regras, não é permitida a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta.

Sisu

Pela página do Sisu será possível checar a nota de corte para cada instituição participante, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência. Os dados serão atualizados periodicamente conforme o processamento das inscrições. Durante esse período, o estudante pode alterar as suas opções e até cancelar a inscrição. A classificação no Sisu será feita com base na última alteração feita e confirmada no sistema.

Resultado Sisu

O resultado para a única chamada do Sisu será divulgado em 13 de abril. Em caso de notas idênticas, a partir dos critérios de classificação, o desempate será feito no momento da matrícula e selecionado o candidato que comprovar a menor renda familiar. O processo de matrícula será de 14 a 19 de abril, em dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição de ensino.

Lista de Espera

Para participar da lista de espera, o estudante deverá manifestar seu interesse por meio da página do Sisu na internet, no período de 13 a 19 de abril, em apenas um dos cursos para o qual optou. Quem já foi selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado a matrícula na instituição. As regras para preenchimento das vagas não ocupadas na chamada regular serão definidas em edital próprio de cada instituição de ensino participante.

Com informações do Sisu e Agência Brasil

Comentários do facebook

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: