Projeto Sesc Arte da Palavra – Circuito de Criação, oferece oficina de minilivros

O projeto Sesc Arte da Palavra – Circuito de Criação, chega ao Tocantins com uma oficina de Minilivros (encadernação nano), que será realizada pela poeta, artista visual e artesã, Cláudia Gonçalves (RS), entre os dias 26 e 30 de abril, das 14h às 17h. Devido à pandemia o curso será feito pelo Google Meet.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e vão até o dia 22 de abril. Quem tiver interesse pode participar por meio do link https://bit.ly/3djQh34. A idade é a partir de 15 anos e são oferecidas apenas 15 vagas.

Oficina

A poetisa, artista visual e artesã gaúcha, Cláudia Gonçalves irá ensinar a arte de construir minilivros, que poderão ser escritos e ou ilustrados. O principal objetivo é, sobretudo, estimular a criação; exercitando os sentidos, a concentração, a motricidade fina e o interesse pelo objeto-livro.

Imagem: Ilustrativa

“Na era da leitura rápida, em que tablets, smartphones e livros digitais ganham cada vez mais espaço, a ideia é não deixar que o encantamento do manuseio do livro se perca. É incrível como o aluno se envolve com o corte preciso, das minis páginas, a confecção da capa, o cuidado com a letra e ilustrações. Por serem tão pequenos, prende a atenção, fazendo com que o participante perceba a importância da conexão com o livro”, explicou Cláudia Gonçalves.

Podem Participar

A oficina de Minilivros (encadernação nano) vai acontecer pela plataforma Google Meet entre os dias 26 e 30 de abril, das 14h às 17h, para interessados em literatura, escritores, professores, artesãos e estudantes, acima de 15 anos. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 22 de abril. Vale lembrar que a inscrição é gratuita.

Imagem: Ilustrativa

Materiais necessários

Para a oficina será necessário: cola branca, folha A4 branca e colorida em cores fortes, papelão, estilete grande com lâmina nova, tesoura, lápis, régua, pincel, borracha, lápis de cor, giz de cera, caneta escrita fina, retalhos de tecido, barbante, fitas e sobras de renda, além de um ambiente silencioso e claro com mesa com tampo de vidro ou placa para corte com estilete.

Cláudia Gonçalves

É produtora cultural, poeta, design de produtos literários e artesã. Coordenadora Editorial do Proyecto Cultural Sur/Brasil e Coordenadora do Projeto, “Poeta, mostra tua cara na escola”. Foi assessora de coordenação do Congresso Brasileiro de Poesia, trabalhando diretamente na produção do evento por onze anos.

Atualmente, parte das suas criações é desenvolvida no atelier próprio, “ArtNano” e faz um trabalho direcionado às escolas do ensino público, integrando dois projetos do Sesc: um estadual, “Sesc Mais Leitura” e um nacional, “Arte da Palavra”.

É membro da Casa do Artesão de Porto Alegre, da Casa do Poeta Rio-Grandense, da Casa do Poeta Camaquense e Cônsul do movimento, “Poetas del Mundo”, Porto Alegre – RS.

Ministra oficinas (talleres-workshops) de encadernação nano e cartonagem em: bienais, feiras de livros, congressos, escolas, ONGs e centros culturais (presencial e on-line). Até o momento, o trabalho já foi desenvolvido em vários estados brasileiros e nos seguintes países: Uruguai, Colômbia e Chile.

Cláudia Gonçalves.
Imagem: Divulgação/Sesc

Em sua trajetória poética, tem algumas parcerias musicais, participou de 56 antologias, tem poemas publicados em sites, jornais, revistas, e-books, entre outros.

Muitos foram traduzidos para o inglês, o italiano o espanhol e o francês. Tem trabalhos publicados em Portugal, Moçambique, Argentina, Peru, Colômbia e Chile.

Imagem; Ilustrativa

Arte da Palavra

O projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras é um circuito atuante em todas as regiões do país que estimula a formação de leitores e a divulgação de novos autores, além de valorizar obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária.

Com um circuito de autores e outro de apresentações que privilegiam a oralidade, pretende-se que diversas possibilidades de manifestações literárias sejam contempladas. Como ação de complemento formativo, é oferecido também um circuito voltado para a reflexão e criação literária. Em curadoria coletiva, realizada por especialistas do Sesc de todo o país, são selecionados os artistas que participam do projeto.

 Informações Assessoria Sesc-TO

Comentários do facebook

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: