CCZ de Gurupi inicia vacinação antirrábica na zona rural

A vacinação inicia nesta quarta-feira, 27, na zona rural do município. Segundo o coordenador do CCZ, Marcus Teixeira, a meta é vacinar 1.617 cães e 1.062 gatos.

A zona rural está dividia em seis rotas e a previsão é que em seis semanas essa etapa seja concluída.  O Coordenador do CCZ informou que para este trabalho estarão envolvidos seis profissionais, sendo cinco fiscais e um médico veterinário.

A última vacinação antirrábica aconteceu em 2018. “Acreditamos que nossa equipe será muito bem recebida nas propriedades rurais, pois os donos de animais reconhecem a importância de mantê-los vacinados”, enfatizou.

O último caso de raiva em animais, registrado em Gurupi, foi em 2007, quando foi confirmada a infecção de um cão.

A raiva canina é uma zoonose gravíssima e fatal que pode ser transmitida através da mordida ou arranhadura do animal.  Os principais sintomas, que começam após o período de incubação, são irritabilidade, desorientação e agressividade, e vão se tornando progressivamente mais graves.

A campanha será dividida em duas etapas iniciando pela zona rural, a campanha na zona urbana ainda não tem data definida.

Com informações da Secom Gurupi

Comentários do facebook

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: