Governador Carlesse lança plantio da safra 2020/2021 em Gurupi

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, afirmou que vai enviar, nos próximos dias, projeto de lei à Assembleia legislativa criando Lei Geral de Licenciamento Ambiental do Tocantins. O anúncio foi feito, aos produtores e aos representantes do agronegócio do Estado, durante a abertura oficial do plantio da safra 2020/2021, realizada nesta sexta-feira, 16, na sede da Agricultura Tia Maria, município de Gurupi, no sul do Estado.

Com o tema Tocantins – Terra de Oportunidades, o evento contou com a participação de produtores, representantes de empresas ligadas ao agronegócio, instituições financeiras, técnicos e estudantes pesquisadores.

Para o Governador, “a aprovação desta propositura vai simplificar várias atividades voltadas ao agronegócio. Vai diminuir a burocracia e ao mesmo tempo manter a preservação do meio ambiente”, ressaltou ele, explicando que, com essa lei, os proprietários rurais vão poder realizar os seus próprios licenciamentos.

“Tivemos um aumento de 15% na safra passada e a nossa expectativa é de aumento na safra que se inicia agora, principalmente com relação às culturas do milho e da soja, que são o carro-chefe da nossa produção”, destacou o Governador.

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Thiago Dourado, pontuou falou sobre a expectativa da produção: “A previsão é de um novo recorde da produção tocantinense com crescimento na ordem de 10% com relação à safra anterior”.

Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins

Thiago Dourado lembrou ainda que a lei geral de licenciamento ambiental é mais uma iniciativa que vai desburocratizar e dar mais dinâmica ao setor produtivo do agronegócio.

” O produtor será responsabilizado pelo processo. O processo será menos burocrático e mais responsabilizado, porque é ele quem tem que saber o que é certo ou errado e se comprometer com as regras ambientais”, frisou.

Produção

De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o crescimento na área de plantio pode ser observado com o fechamento da safra 2019/2020, que mostra uma produção recorde no Estado, atingindo 5,86 milhões de toneladas, valor 15,4% superior aos 5,08 milhões de toneladas da safra 2018/2019.

Com informações do Governo do Tocantins

Comentários do facebook

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: