O poder da autorresponsabilidade em sua vida

Você já ouviu alguém dizer que não cresce na vida, que não conquista os objetivos por falta de sorte? Ou, você mesmo é essa pessoa que diz isso?

Do tipo que vive buscando justificativas e ou culpados? Que diz que não consegue melhorar de vida por culpa do governo, dos impostos, ou do seus pais que não tinha condição financeira de te colocar numa boa escola?

Ou que não teve oportunidade na vida? Você é essa pessoa? Se sim, provavelmente você não entende o significado de autorresponsabilidade. Essa palavra tem um poder tão grande, que quando você entende sobre ela, entenderá também que a única pessoa que pode mudar sua vida é você mesma.

A única pessoa responsável pela maioria dos problemas, ou dificuldades em sua vida é você mesmo.  Autorresponsabilidade é quando a gente entende que nós é que temos o compromisso de fazer algo por nós mesmos. Sabe é não culpar ninguém, seja lá quem for. É ter maturidade para entender que o que acontece em sua vida, é de sua responsabilidade.

 É fazer com que sua vida se torne mais leve, é não se faze de vítima, e assumir as rédeas da sua vida, se conhecendo e buscando realizar as mudanças necessárias dentro de você para que logo possa ver as coisas mudando a sua volta. É estar consciente de que as coisas que acontecem na sua vida, boas ou ruins, são consequências dos seus próprios atos.

E ter consciência que suas escolhas têm consequências ou frutos. Por exemplo, você quer mudar sua vida financeira, quer juntar dinheiro, mas, quais ações você está fazendo para isso?

Claro, existem coisas que estão fora do nosso controle, como por exemplo, uma crise econômica, que pode atrapalhar algum plano financeiro.

Mas por exemplo, suponhamos que você tem um objetivo, comprar um carro, construir uma casa ou guardar dinheiro para se aposentar mais cedo. O que você está fazendo? Já criou metas? Está guardando dinheiro todos os meses? Que investimento você está fazendo para que seu dinheiro tenha rendimentos?

  Entende, há uma frase que diz “se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”.  Uma das formas de desenvolver a autresponsabilidade é aprender a planejar seu futuro, traçar metas, para que seu caminho se torne mais claro. Certamente nem tudo vai sair do jeito que a gente planeja, mas saber o caminho que se deve percorrer, faz com que estejamos mais preparados se acontecer algo.

Então, pare de buscar culpados, de se vitimizar e desenvolva a autorresponsabilidade em sua vida e você verá verdadeiras mudanças acontecerem. Inclusive, gostaria de finalizar este texto lhe indicando um livro de bolso, de leitura leve e fácil: O Poder da Autorresponsabilidade de Paulo Vieira.

Comentários do facebook

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: