Dica de leitura: Indispensável, Imbatível e Invencível

Ei, psiu, é você! Vamos conversar um pouco sobre sua vida e sua carreira profissional? O nosso bate papo é sobre um livro que traz no título a razão para você acreditar que pode fazer a diferença. O livro Indispensável, Imbatível e Invencível do autor Marcos Scaldelai, Estratégias para se destacar, gerar resultados e ter o reconhecimento que você merece.

Por: Francisco Donato

Então vamos lá, O livro é composto por 10 capítulos e 190 páginas recheadas de dicas sobre o passo a passo para o sucesso. Sucesso este que pode parecer, quase sempre, tortuoso e incerto – mas ele não precisa ser. Com mudanças e reconstruções pessoais e profissionais, podemos alcançar o sucesso. Destaques que defende o autor.

Introdução

A vida não precisa seguir uma rota linear

Neste capítulo o autor fala sobre as mudanças e reconstruções e o medo que isso pode causar. O desconhecido mundo das decisões e os resultados que elas podem proporcionar, sair da zona de conforto e criar asas, enfrentando os desafios e construindo um novo caminho.

Capitulo 1

O sucesso não é o que imaginávamos

O autor fala sobre a diferença do sucesso para cada pessoa que vai muito mais além do dinheiro, de ser reconhecido e nunca errar nas decisões, aqui o sucesso pulsa dentro de nós ele é inexplicável e diferente para cada um de nós. Afinal todos os dias precisamos tomar atitudes sem saber o resultado das nossas ações, e como o autor diz, basta estar vivo para isso acontecer várias vezes ao dia. Então o sucesso depende muito de cada pessoa e se você está feliz com o que faz já está a meio caminho do sucesso.

Perguntas

Neste espaço o autor faz várias perguntas que o leitor precisa responder, as respostas vão ser decisivas para as tomadas de decisões e para saber se preciso sair de onde estou e percorrer o meu próprio caminho. Tais como:

1- Eu sou feliz?

2- Sou eu mesmo e dou tudo que sou capaz de oferecer?

3- Enxergo uma chance de melhorar a rota atual?

4- Estou fazendo a diferença na vida dos outros?

Falta assumir que quer mudar

Um alerta para os profissionais com a seguinte reflexão: se há insatisfação, há necessidade de alguma mudança. Pode ser nos propósitos, na postura, nas atitudes. Pode ser em muita coisa, que cada um terá que descobrir por si só. É este auto desafio que faz o ser humano buscar a felicidade, então esteja preparado para dar um passo adiante e seguir os seus sonhos.

Capitulo 2

Os três vilões do seu crescimento

Neste capitulo você é apresentado a três vilões que não permitem o seu crescimento profissional e pessoal, se você tem algum deles é hora de mudar.

São eles: o medo do protagonismo, a zona de conforto e a falta de clareza.

O medo de assumir o protagonismo da própria vida te fará ter medo de ser bem-sucedido, por mais que isso pareça contraditório é a realidade, afinal é você o responsável por a situação em que vive hoje.

A falta de clareza no que você quer para sua vida, no que você busca, te fará caminhar demais, sem saber onde é a chegada. Se não possui metas não há caminhos a seguir.

E a zona de conforto é conhecida por todos nós. É acreditar que um novo caminho vai te engolir, mesmo quando não seja mais possível prosseguir, progredir. A zona de conforto é um perigo, te faz acomodado e mata suas vontades, saia dela o mais rápido possível.

Capitulo 3

Autenticidade e resultado: os pilares para profissionais

A partir do momento em que se assume uma nova postura, a da mudança, a de olhar para frente, temos a capacidade de explorar os melhores sentidos para que nossos planos e valores estejam condizentes com as atitudes tomadas por nós.

Quando você se refaz, a visão de mundo se amplia e você tem maior autoconhecimento, pois sabe, de fato, o que é ou não prioridade em sua vida.

Capitulo 4

O mundo é dos inconformados

“Se dizem que um inconformado incomoda, os incomodados que se mudem.”

Você nunca se dará por satisfeito quando estiver recheado de inquietação. Se isso acontece com você é sinal que está inconformado com a realidade em que vive e pra isso precisa dar um passo à frente.  E isso não é ruim, pois fará com que nunca aceite a mediocridade e o impedirá de ficar na zona de conforto, você precisa ser inconformado por natureza para conseguir alçar voos mais altos.

Não seja mais uma “hiena”

“Haverá mudanças mais gradativas, outras serão imediatas. Mas, a sua mudança é apenas isso: a sua mudança”.

Jamais se comporte feito uma “hiena”, reclamando da vida e atrapalhando o progresso das pessoas que estão ao seu redor. Mesmo tendo ciência de que a mudança é importante, não podemos, em nenhum momento, fazer comparações descabidas com outras pessoas que tiveram o sucesso de uma hora para outra, pois cada um tem seu próprio tempo.  E não existe comparação quando o assunto é esforço, dedicação, força de vontade e atitude.

Capitulo 5

Quebre o automatismo

Quando você permanece no automatismo, não é desafiado a fazer nada de novo e exerce suas atividades de forma mecânica, robotizada, como se não houvesse nada de novo a ser feito, ou se sua vida profissional fosse um jogo de videogame em que você já chegou à fase final e não há mais nada a ser feito.

Acumule conhecimento a cada passo, talvez esta possa ser a hora de você mudar de empresa, abrir o seu próprio negócio, estudar para passar em um concurso que vai te oferecer uma boa renda, o que fica claro é que é necessário mudar, sair do automático, crescer e se libertar das amarras que o prendem.

Entenda que cada passo na carreira é necessário para acumular conhecimento e prepará-lo para o próximo. Se você saltar muito longe, ficará sem base.

Capitulo 6

Tome a única decisão necessária

Acredite a única decisão necessária é continuar pra frente sempre. Tenha clareza sobre seus objetivos e confie no seu poder de realização. Nunca pare nem se mantenha em um caminho no qual enxergue limite ou final da linha. Qual é a sua meta de vida? Essa resposta lhe dará o verdadeiro norte.

Não suba degraus olhando para trás, cada cenário é uma escada e a escolha que você fez representa um degrau. É preciso fazer novas escolhas para continuar, não existe fim da linha quando o profissional se propõe a desafiar todos os seus limites e buscar novas alternativa de crescer.

Capitulo 7

Promova projetos de crescimento

É interessante aplicar uma visão de crescimento para cada um de seus projetos e ideias. Enxergar maneiras de melhorá-los criando fatores diferenciais que melhorem sua competitividade é crucial par que eles não fiquem estagnados.

Todo seu sucesso nas empresas não pode oferecer apenas uma visão, pois isso vai impedir o crescimento de projetos menores. Por vezes, quando estamos embebidos com o dia a dia de uma empresa não vemos com clareza bons pontos para serem usados como diferenciais para a melhoria contínua. Saiba que para crescer é preciso enfrentar as dificuldades e acreditar que só depende de você.

Capitulo 8

Seja um gerador de oportunidades

Quem pensa que as mudanças vão acontecer de uma hora para outra fica estacionado no tempo, cai na zona de conforto, não atinge o que sonha. Suas oportunidades profissionais vão depender de tudo aquilo que você gera, abrindo novos caminhos, adquirindo novas responsabilidades, tendo a noção de que nada cai do céu.

Quem quer crescer no caminho profissional depende das oportunidades que gera, e precisa assumir essa responsabilidade, porque as melhores chances surgem para vai buscar. É importante pensar sempre fora da caixa, quando você se coloca como um gerador de oportunidades o seu caminho não tem fim, seus olhos refletem a sua essência.

Capitulo 9

Dar ré não significa voltar

Há inúmeras histórias de pessoas que abriram mão de empregos estáveis e com bons salários para perseguir aquele caminho que os preenchia de verdade, internamente, no íntimo. Você pode se considerar um vitorioso a cada vez que se refaz, pois esta é uma atitude que requer coragem.

Por isso, dar ré não significa, necessariamente, voltar. Quando você dirige um carro, é normal ter que manobrar para sair de uma vaga muito apertada, para encontrar um caminho mais adequado e rápido para chegar ao destino final. Assim também é a nossa vida há momentos em que temos que manobrar para que possamos conquistar os nossos objetivos, mesmo que para muitos seja loucura, só você sabe e é responsável pela construção dos seus sonhos.

Capitulo 10

Liberte o seu extraordinário

Quando achar que o sonho está muito distante, acredite que ele só existe para quem quer ser vencedor. Seja IN. Invencível.

Quando sentir medo de sair da zona de conforto, lembre-se que seu lugar ideal não é aquele que traz estabilidade, mas sim o que traz possibilidades de se desafiar e de ser diferente de todos. Seja IN. Indispensável.

Quando sentir desânimo, agradeça o amor de sua família, que é o seu melhor motivo para se jogar de corpo e alma naquilo que realmente importa e para sair de casa disposto a ser melhor. Seja IN. Imbatível.

Estas reflexões expostas pelo autor podem despertar em cada um de nós o desejo de mudanças, de tomarmos novas atitudes e de sermos melhores a cada dia. Lembre-se isso depende de cada um de nós, é você quem vai tomar esta decisão.

Comentários do facebook

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: