Quarentena prorrogada? Aproveite para aprender. Pai Rico, Pai Pobre, é nossa dica de leitura

O que você tem feito durante esse período de isolamento? Está afastado do trabalho ou com expediente reduzido? Que tal aproveitar esse tempo extra para alimentar sua mente? Confira essa dica de leitura que pode transformar sua maneira de pensar sobre dinheiro.

Por: Josy Donato

Os hábitos de milhões de pessoas foram transformados nestes últimos meses, e não só isso, a vida financeira também, e este pode ser apenas o começo do que ainda está por vir. Em tempos de desafios e incertezas, como o atual, é tempo também de refletir e aprender.

As escolas ensinam fórmulas, regras, conceitos, mas dentre as inúmeras outras coisas que não estão em suas grades curriculares e são importantes para sobreviver no mundo real estão: inteligência emocional, empreendedorismo e dinheiro.

Acredito são assuntos importantes que devem ser introduzidos na educação do ser humano desde cedo. Certamente, teríamos um mundo melhor. Se você é pai, mãe, então cabe a você ensinar isso ao seu filho. Se você é jovem, adulto e não aprendeu sobre, não é tarde para você mudar seu mindset (configuração de mente) com relação a finanças.

Fazer o dinheiro trabalhar para você

Uma das formas de aprender é por meio de cursos, conteúdos disponíveis na internet, livros. Mas hoje a dica que queremos deixar para você é sobre um livro que pode ajudar você a sair do pensamento comum sobre dinheiro: Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kyiosaki.

O livro sobre finanças pessoas mais vendido do mundo há 20 anos. Certamente não é atoa que está no topo das vendas. Para o autor “a principal razão pela qual as pessoas têm problemas financeiros é que passaram anos na escola e não aprenderam nada sobre dinheiro. O resultado é que aprendem a trabalhar por dinheiro….mas nunca fazê-lo trabalhar para elas”.

Diferença entre mente rica e mente pobre

Com pandemia causada pela Covid-19, onde já existiam milhões de pessoas desempregadas, essa situação poderá ficar ainda pior e já passou da hora de se aprender a ter controle do próprio destino. Robert Kiyosaki derruba vários mitos no livro citado acima, dentre eles o de que ter uma casa é um ativo (em simples palavras, ativo gera dinheiro, passivo, despesa), outro de que os ricos trabalham por dinheiro.

 O livro mostra a visão e os aprendizados que ele teve com dois pais: um rico e um pobre. Um era pai do melhor amigo do autor e outro o próprio pai dele. Um era graduado e inteligente, tinha Ph.D. O outro nem concluiu o ensino médio. Ambos eram bem sucedidos, no entanto um deles sempre enfrentou dificuldades financeiras, enquanto o outro tornou-se o homem mais rico do Havaí.

 Você é capaz de adivinhar qual deles era verdadeiramente rico? Aquele que não concluíra o ensino médio. Pois ele tinha a mentalidade rica e aprendera a fazer o dinheiro trabalhar para ele, enquanto o outro trabalhava pelo dinheiro. Não que você ou seus filhos não deva estudar, o pai rico orientava seu filho Mike e o amigo e autor do referido livro, Robert, que fosse a escola, e não só defendia a importância deles aprenderem sobre finanças, como ele própria os ensinara.

Confira algumas lições do Pai Rico:

1-“Muitas pessoas dizem: Ah, o dinheiro não importa, mas trabalham oito horas diárias”. (E não aprendem a lidar com ele)

2- “Não importa quanto dinheiro você faz. Mas quanto conserva”. (Chegará um momento que terá dinheiro suficiente para fazê-lo trabalhar para você)

3- “Os ricos se concentram na coluna dos ativos, enquanto todos os outros focam em suas demonstrações financeiras”. (Apenas economizar não vai melhorar muito sua situação financeira, tenha sempre mais de uma renda)

4- A segurança no emprego não é real e ainda deixa as pessoas acomodadas. Aprenda e seja ousado.

5-A principal diferença entre os ricos e os pobres é como administram o medo. (Inteligência emocional é muito importante)

6- “ O ouro está em toda parte. A maioria das pessoas não foi treinada para vê-lo”.

7- “Ache um motivo além da realidade: o poder do espírito”.

8- “Faça escolhas diárias: o poder da decisão”.

9-“Selecione amigos com cuidado: o poder da associação”.

10- “Pague-se em primeiro lugar: o poder do autocontrole”.

Gostou? Então leia o livro e aprenderá inúmeras lições que te ajudarão a transformar sua vida financeira: acredite você precisa, em tempos de crise, você pode encontrar uma oportunidade de mudar sua vida.

Dica de onde comprar:

Em uma livraria da sua cidade, ou se não encontrar, aqui sempre compramos no site da www.amazon.com.br. É seguro, tem frete grátis e chega rapidinho. Uma última dica de quem gosta de economizar e “ganhar dinheiro comprando”: baixe o aplicativo Meliuz em celular clique neste link de convite pois você já ganha R$ 5,OO.  Na lupa de buscar digite amazon, clique no ícone da loja e sem seguida em ativar dinheiro de volta, pronto você será redirecionado para o site e terá uma porcentagem da sua compra de volta em dinheiro.

Sempre que somar R$ 20,00 você poderá resgatar o valor para sua conta bancária.  No caso da Amazon, atualmente está com 7% de volta do valor da sua compra. Por aqui já usamos há quase um ano é super seguro.

Comentários do facebook

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: